A Polícia Federal (PF) divulgou nesta sexta-feira (6) o laudo pericial sobre a saúde de Jair Bolsonaro (PL). O documento descreve as condições clínicas do ex-presidente e avalia a estrutura de atendimento médico do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado no Complexo da Papuda, conhecido como Papudinha, onde o ex-presidente está custodiado para cumprir pena de 27 anos e 3 meses por envolvimento em uma trama golpista.
Segundo o laudo, o estado de saúde do ex-presidente exige cuidados e acompanhamento contínuo, mas não justifica, no momento, a concessão de prisão domiciliar nem a necessidade de internação hospitalar. Para isso, os peritos destacam que devem ser mantidas as atuais condições de assistência médica e monitoramento da saúde.
O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou a perícia à PF para subsidiar a análise de um pedido da defesa de Bolsonaro sobre a possibilidade de prisão domiciliar.
Ainda de acordo com o laudo, o ex-presidente apresenta um quadro de “multimorbidade”, com doenças de natureza cardiovascular, respiratória, gastrointestinal, metabólica e neurológica, além de histórico de cirurgias abdominais extensas.
“O histórico de queda recente e de desequilíbrio direcionou a perícia para um exame neurológico minucioso. Nesse contexto, foram identificadas alterações neurológicas no exame físico, além da formulação de hipóteses relacionadas às demais informações coletadas no caso”, afirma o documento.
Apesar disso, os médicos ressaltam que “o quadro clínico geral do periciado é estável, não havendo necessidade de encaminhamento de urgência no momento”.

