Moradores do distrito de Jauá, em Camaçari, procuraram o Bahia Notícias nesta sexta-feira (14) para denunciar a ausência de médicos na Unidade de Saúde da Família (USF) de Pé de Areia. Desde janeiro não haveria um médico foram para moradores de Jauá.
Segundo os relatos, até dezembro, a unidade contava com um médico para atender os pacientes de Jauá. No entanto, desde janeiro, a região está sem um profissional exclusivo, e a unidade passou a contar com apenas uma médica para atender toda a área. Além disso, os moradores reclamam da falta de medicamentos, o que agrava ainda mais a situação.
Uma moradora de 53 anos, que preferiu não se identificar, procurou atendimento na unidade para resolver problemas de saúde, mas, devido à ausência de médicos, foi atendida apenas por enfermeiros, que não podem prescrever medicamentos.
“Eu fiquei nervosa, não que seja culpa deles [dos enfermeiros]. Pedi para falar com a gerente, e ela me disse que eu deveria ser transferida para outra médica. O problema é que essa profissional atende apenas moradores de outro distrito, ou seja, não havia médicos para Jauá. No posto, só havia enfermeiros, e a gerente negou o atendimento dizendo ‘não posso abrir exceção para você’. Meu caso é complexo, e os enfermeiros não conseguiram me ajudar”, relatou a moradora.
Em meio a questão a moradora chegou a receber uma recusa da gerência que passou ela para outro dia. Em entrevista ela relata o quanto em seu estado de saúde isso era ultrajante.
“Desde janeiro não tenho atendimento, minha dificuldade já começa em sair de casa com 4 horas de transporte [até a unidade de saúde]. Após um acidente de trabalho tenho dificuldade de sair e não tem médico, portanto sem meu medicamento prescrito. Só agora com [remanejo] da agenda, to sem médico e com imensa dificuldade”, conta a moradora.
Procurada pelo Bahia Notícias sobre providências da Secretaria Municipal de Saúde e questiona as promessas da atual gestão, que havia declarado a saúde como prioridade. Os moradores esperam que a situação seja resolvida o mais rápido possível, para poderem ter acesso aos serviços de saúde básicos.
A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) esclareceu que a unificação dos atendimentos das USFs de Jauá e Pé de Areias ocorreu na gestão anterior, resultando na transferência dos serviços para a unidade de Pé de Areias, que atende ambas as comunidades. Atualmente, a unidade conta com duas equipes de saúde da família e uma médica.
A Sesau informou que, ao assumir a gestão, encontrou contratos de médicos suspensos, o que impactou a disponibilidade de profissionais. No entanto, a contratação de novos médicos está em andamento para reforçar a equipe e ampliar o atendimento.