Com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) segue avançando com a descentralização das coletas de amostras para exames laboratoriais, proporcionando mais conforto às pessoas. Nesta terça-feira (13), a ação foi iniciada na Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas, em Arembepe, na orla do município.
Crispina da Silva, de 51 anos, foi uma das pessoas atendidas e confirmou que a descentralização do procedimento trouxe mais comodidade e bem-estar. “Facilitou pra gente. Estava agendada para fazer o exame em Vila de Abrantes, então quando soube que poderia fazer a coleta aqui na unidade, perto de casa, eu gostei, e o atendimento também foi ótimo”, destacou a dona de casa.
Inicialmente, a ação foi implementada em quatro equipamentos. Além da USF Fonte das Águas, onde a coleta acontecerá às quartas-feiras, a iniciativa também é realizada nas unidades da Gleba B, também às quartas, do Camaçari de Dentro, às sextas. Passará a integrar a lista a USF Barra do Pojuca, onde as coletas ocorrerão às terças-feiras. São feitos, em cada local, 40 procedimentos nos dias de atendimento.
De acordo com o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, a previsão é que a ação seja ampliada. “De forma gradativa, devemos estender a descentralização para outras unidades. A ideia é aproximar o serviço das pessoas, especialmente na orla, onde há uma maior distância entre as localidades”, ressaltou. Os usuários que aguardam para realizar os exames, serão devidamente notificados pela central da Sesau.