As negociações entre Estados Unidos e Irã sobre o programa nuclear iraniano foram retomadas nesta terça-feira (17) em meio ao aumento das tensões diplomáticas.

No mesmo dia, o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que Donald Trump “não será capaz de depor a República Islâmica”, em referência ao regime instaurado após a Revolução de 1979. A declaração foi feita durante audiência com representantes da província do Azerbaijão do Leste, em Teerã, e ocorre após o presidente norte-americano afirmar que a queda do regime iraniano “seria a melhor coisa que poderia acontecer”.

Khamenei também minimizou a mobilização militar dos EUA na região, que inclui o envio de grupos de ataque com porta-aviões. Segundo ele, a presença naval americana não o intimida. “Mais perigosa que os navios de guerra americanos é a arma que poderá mandá-los para o fundo do mar”, declarou.

Enquanto o discurso era realizado, uma delegação iraniana liderada pelo chanceler Abbas Araghchi participava de reuniões indiretas com representantes dos EUA. Do lado americano, o grupo era chefiado pelo negociador Steve Witkoff e pelo conselheiro Jared Kushner.

O cenário reforça o clima de tensão que marca as tratativas diplomáticas, em um momento considerado decisivo para o futuro do acordo nuclear.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334