O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou neste sábado (23), em Brasília, a nova composição da Executiva Nacional. Entre as mudanças, o baiano Éden Valadares, ex-presidente estadual da sigla, foi eleito secretário nacional de Comunicação. A escolha faz parte da estratégia de renovação liderada pelo presidente nacional do partido, o paulista Edinho Silva, com aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com experiência em coordenação de campanhas majoritárias, como as de Jaques Wagner e Rui Costa, Valadares se destacou na Bahia pela defesa de um projeto de renovação interna do PT. Agora, assume a missão de reforçar a comunicação nacional do partido em um momento considerado estratégico. Embora não haja nenhuma relação entre as atuações, a missão de Valadares está alinhada com a de outro baiano: Sidônio Palmeira, que assumiu – e revolucionou – a comunicação do Governo Federal com a tarefa de aproximar o governo do povo.

Em sua primeira fala no cargo, Valadares reconheceu os avanços recentes do partido na área, mas defendeu a necessidade de ousadia. “Evoluímos muito no quesito comunicação, mas não podemos acomodar. É preciso ter ousadia para inovar e nos aproximar da nossa base, dos nossos eleitores e das novas gerações”, afirmou.

Valadares também destacou as diretrizes de Edinho Silva para a nova gestão, que envolvem fortalecer a imagem do partido com foco nas eleições presidenciais de 2026. “O foco está na reeleição de Lula e em derrotar esse projeto fascista, seja ele apoiado de forma implícita ou explícita”, disse. Ele ainda ressaltou o caráter inovador do presidente do PT, citando a criação da Secretaria Nacional de Nucleação. “Como Edinho é um inovador na organização partidária, ele aponta que os núcleos de base devem ser instâncias raízes do PT. Ele também quer inovação na área da comunicação”, completou.

A nova Executiva também terá a permanência de outra liderança baiana. Vera Lúcia Barbosa, conhecida como Lucinha do MST, foi reeleita para a Secretaria Nacional de Movimentos Populares. Sua recondução garante a continuidade do diálogo do partido com os movimentos sociais em todo o país.

Segundo a direção do PT, a composição da Executiva reflete o compromisso com renovação, fortalecimento da militância de base e unidade estratégica para os próximos desafios políticos.

By mario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334