Neste domingo (28), Camaçari celebra 267 anos de emancipação política. Durante a manhã, o tradicional desfile cívico emocionou e inspirou a comunidade, destacando a educação como pilar fundamental na construção de uma cidade mais humana. Sob o tema “Camaçari Educadora: Cuidados que inspiram e reconectam pessoas”, a comemoração reuniu escolas municipais em um espetáculo de cores, cultura e esperança.

Mais de 300 estudantes marcharam com orgulho pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), apresentando subtemas que exploraram as tradições locais, os avanços sociais, a sustentabilidade e as perspectivas de um futuro pautado no cuidado, na inclusão e no respeito à diversidade. A beleza estava justamente na união desses olhares, que, juntos, formaram uma homenagem completa e sensível à identidade e aos valores da comunidade.

“Foi um trabalho intenso, construído com muito cuidado por toda a rede. Cada detalhe do desfile refletiu o compromisso da nossa educação com a formação, o afeto e a valorização da nossa história. Contamos também com o apoio das famílias, que estiveram a todo instante contribuindo e dialogando com a equipe pedagógica”, pontuou Alexandra Pereira, diretora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc).

A Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza abordou o tema da tecnologia, traçando um paralelo entre o continente africano e Camaçari. “Ver nossos estudantes em cena, conscientes do papel que desempenham, é o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor e dedicação. Trouxemos para a população a tecnologia, enfatizando a África, que é considerada o berço da ciência e foi onde ocorreu a primeira revolução tecnológica da humanidade. Nosso município vive essa expansão e inovação, principalmente na indústria. Temos fábrica de carro elétrico chegando”, disse a professora Norma Ávila.

Já a Escola Municipal Monteiro Lobato trouxe para a avenida a literatura de cordel, na cidade que tem um dos maiores nomes do segmento em todo o país: o Mestre Bule-Bule.

“Este momento fortalece a identidade dos nossos estudantes, mostrando-lhes que são protagonistas e agentes de mudança em sua cidade. Para enfatizar esse protagonismo e incentivar a leitura, decidimos investir na literatura de cordel, também conhecida no Brasil como literatura popular em verso, ou simplesmente cordel. Aqui temos o nosso mestre cordelista Bule-Bule, que exemplifica bem esse valor municipal”, afirmou a diretora Nívea Maia.

Entre os estudantes, a emoção de receber o carinho da população. “É a primeira vez que venho, pedi para minha mãe e ela deixou, aí estou aqui, feliz e falando do Planeta Terra”, revelou Júlia de Oliveira, 8 anos, aluna da Escola Clube de Mães.

Aisha Oliveira, 9 anos, da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, apesar da pouca idade, é veterana nos desfiles. “Já é a quarta vez que desfilo. Eu gosto muito. Quando termina o desfile, já volto para casa dizendo para minha mãe que vou querer desfilar nos outros”, detalhou a menina.

O desfile cívico deste ano ganhou ainda mais relevância ao simbolizar o avanço concreto da educação pública em Camaçari. Atualmente, a rede municipal conta com mais de 34 mil estudantes matriculados, sendo quase 5 mil em tempo integral — um crescimento de mais de mil alunos nesse regime em apenas um ano. São mais de 50 escolas atendendo aos sete territórios educacionais, com nove salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 64 novos cuidadores preparados com formação técnica para promover a inclusão de forma qualificada.

Além disso, a implementação do diário digital trouxe mais modernidade e economia para a gestão pedagógica. Esses avanços demonstram que, mais do que crescer, a educação em Camaçari está se fortalecendo com um compromisso real com a qualidade, o cuidado e a transformação social.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334