O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente em todos os sete cenários de segundo turno testados contra possíveis candidatos da oposição. É o que aponta a Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11). A menor diferença registrada é de cinco pontos percentuais, no confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece como principal nome da oposição.
Nesse cenário, Lula tem 43% das intenções de voto, enquanto Flávio marca 38%, com 2% de indecisos e 17% de branco, nulo ou que não pretendem votar. Em dezembro, o presidente tinha 46% contra 36% do senador (diferença de 10 pontos). Em janeiro, eram 45% a 38% (diferença de 7 pontos).
Entre os eleitores que se declaram independentes, grupo considerado decisivo na disputa, a vantagem de Lula sobre Flávio caiu de 16 para cinco pontos. Em janeiro, o presidente tinha 37% nesse segmento, contra 21% do senador. Agora, Lula aparece com 31%, enquanto Flávio soma 26%.
A pesquisa é a primeira da Quaest que não inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os possíveis candidatos. Ele tem afirmado que tentará a reeleição ao governo paulista.
Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece na liderança, com percentuais que variam entre 35% e 39%. Flávio Bolsonaro surge como principal nome da oposição, com índices entre 29% e 33%.
Além de Flávio, foram testados como possíveis adversários de Lula no segundo turno os nomes de Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite (PSD), Romeu Zema (Novo), Aldo Rebelo (Democracia Cristã) e Renan Santos (Missão).
No confronto com Ratinho Jr., Lula tem 43% contra 35% do governador do Paraná, com 19% de branco/nulo e 3% de indecisos.
Contra Ronaldo Caiado, o presidente aparece com 42% (eram 44% em janeiro), enquanto o governador de Goiás tem 32% (eram 33%). Indecisos somam 4%, e branco/nulo/não vai votar, 22% (eram 19%).
No cenário contra Eduardo Leite, Lula marca 42% (eram 41% na última pesquisa com esse recorte, em novembro), ante 28% do governador gaúcho. Indecisos são 4%, e branco/nulo/não vai votar, 26%.
Já em eventual disputa com Aldo Rebelo, Lula tem 44% (eram 45% em janeiro), enquanto o ex-ministro aparece com 25% (eram 27%). Indecisos somam 4%, e branco/nulo/não vai votar, 27%.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

