O projeto inicial da montadora chinesa de carros elétricos BYD, para a instalação de sua planta no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), previa a construção de um complexo em uma área de 330 mil metros quadrados, que empregaria cerca de 10 mil pessoas. Essa ideia que já era grandiosa, porém, deve passar por uma ampliação.
Nos últimos meses, houve um aumento considerável nas importações de veículos da BYD para o Brasil, o que indicou para a empresa chinesa que a demanda de carros elétricos no país pode ser maior do que a projetada inicialmente. Devido a isso, a montadora está próxima de confirmar, nas próximas semanas, a ampliação do projeto em Camaçari.
“A BYD já é uma realidade. Já em 2025 devemos ter carros no mercado produzidos na Bahia. A novidade que existe da BYD é a possibilidade de ampliação do projeto já anunciado e que está em andamento. Ou seja: dentro da companhia, está aprovada essa planta na Bahia e, a partir de estudos que já foram realizados, tudo indica que eles vão ter que ampliar a capacidade de produção para além do que foi projetado. Isso é um bom sinal”, contou Almeida.
Segundo o titular da SDE, os carros elétricos, que utilizam uma fonte de energia mais limpa, livre dos combustíveis fósseis, são o futuro do planeta e a tendência é que, cada vez mais, esse tipo de veículo esteja circulando nas ruas das cidades brasileiras. Por esse motivo, a ampliação do projeto da BYD estaria sendo muito bem vista pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT).
“É uma tendência mundial. Eles estão fazendo importações para o Brasil e nós estamos recebendo uma quantidade grande, com um bom nível de venda. E isso aguça mais [o interesse da empresa no mercado brasileiro]. Sem contar que, estrategicamente, a fábrica da BYD implantada aqui na Bahia vem para atender a uma nova geopolítica, onde a expectativa é que daqui seja exportado carro para diversos países, tanto da Europa quanto da América Latina”, explicou Angelo Almeida.
