O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou seu compromisso com o ensino superior público ao autorizar, nesta quarta-feira (4), o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa (AL_BA) que atenderão a demandas históricas das universidades estaduais. As propostas incluem reajustes salariais, reestruturação de carreiras e ampliação de vagas para docentes, técnicos e analistas universitários, além de melhorias em infraestrutura e custeio.

Durante a reunião com os reitores das quatro universidades estaduais – a terceira realizada neste ano –, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou: “É o melhor momento da relação do Governo com as universidades estaduais da Bahia. O governador tem ouvido reitores, sindicatos e representações estudantis, o que demonstra uma convergência inédita no fortalecimento da educação superior.”
O orçamento previsto para 2025 reflete esse esforço, com R$ 2,6 bilhões destinados às universidades estaduais, um aumento de 19,6% em relação ao biênio 2022-2023.
Entre as medidas anunciadas estão:
Reajustes salariais para docentes e técnicos;
Reestruturação da remuneração de analistas universitários;
Autorização para concursos e contratações;
Ampliação de vagas e melhorias em infraestrutura.

A reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, ressaltou que a proposta de valorização dos técnicos universitários é um marco: “Agora, com os projetos na Alba, teremos ganhos importantes para técnicos e analistas, garantindo uma educação de qualidade para os jovens da Bahia.”

Já a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, destacou a postura proativa do Governo: “Além do diálogo com os reitores, há uma escuta sensível por parte de todo o secretariado. Esse é o caminho para o fortalecimento da educação superior.”

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334