A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (16), um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de R$ 720 milhões. A análise em regime prioritário provocou protestos da bancada de oposição durante a discussão em plenário. Esta é a 23ª solicitação de operação de crédito apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) desde o início do mandato.
Na votação, a proposta foi aprovada pela maioria dos deputados, com votos contrários da oposição e do deputado Hilton Coelho, que atua de forma independente. O projeto autoriza o Estado a firmar uma operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), utilizando recursos do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS).
De acordo com o texto, os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura física nas áreas de educação e saúde em municípios baianos. Com a aprovação do regime de urgência, a matéria deve ser analisada na próxima sessão da AL-BA, marcada para o dia 22 de dezembro.
Caso o novo empréstimo seja autorizado, o volume total de operações de crédito contratadas pelo atual governador chegará a R$ 26,7 bilhões, valor que supera a soma dos empréstimos solicitados pelos três últimos governadores da Bahia.
