No próximo domingo, 28 de setembro de 2025, a Bahia Pesca completa 43 anos de fundação. Vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) do Governo do Estado, a empresa celebra mais um aniversário em um momento de renovação e de grande visibilidade nacional, alcançados em virtude de um amplo processo de reestruturação física e da articulação com os principais atores da cadeia produtiva do segmento não somente na Bahia, mas em todo o Brasil.
Ao longo dos últimos anos, a Bahia Pesca vem ampliando a sua participação em feiras, fóruns de debates e eventos agropecuários realizados em diferentes regiões do país. Essa atuação tem fortalecido a imagem da Bahia Pesca como referência na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura, posicionando o estado da Bahia no cenário nacional como um dos mais importantes polos produtivos do segmento.
Atualmente, a empresa vem passando por um amplo processo de requalificação. A sede administrativa, as estações de piscicultura e os terminais pesqueiros receberam investimentos em infraestrutura, modernização de equipamentos e adequações que garantem mais eficiência nos serviços prestados aos pescadores, marisqueiras e piscicultores.
Este investimento permitiu à empresa colher uma sucessão de recordes de produção e doação de alevinos: em 2023, 9.709 famílias de piscicultores foram beneficiadas com as doações de mais de 5,5 milhões de alevinos; no ano seguinte foram 10.774 famílias beneficiadas com os 8,5 milhões de alevinos doados pela empresa. A expectativa é que em 2025 a Bahia Pesca mantenha o patamar de crescimento, já que somente de janeiro a agosto deste ano já foram contabilizados 5,5 milhões de alevinos distribuídos para 6.824 produtores.
Outro destaque é o avanço dos projetos estruturantes desenvolvidos pela Bahia Pesca, ampliando o alcance da atividade aquícola e fomentando a geração de oportunidades, emprego e renda. Entre os principais destaques estão o projeto Elas à Frente da Pesca, que promove a inclusão socioprodutiva de marisqueiras e pescadoras mediante a agregação de valor à produção, e o projeto Fênix, que implementa unidades de piscicultura em presídios estaduais com o objetivo de promover a ressocialização dos internos e Puçá, com foco no repovoamento do caranguejo e do guaiamun nos manguezais e na educação ambiental das comunidades atendidas.
Para conhecer mais de perto as demandas do setor produtivo, a empresa desenvolveu o Censo Estrutural da Piscicultura, que já mapeou os gargalos e as demandas de três dos principais polos de piscicultura do Estado, localizadas nos territórios de identidade de Itaparica (Paulo Afonso e Glória), Sertão do São Francisco (Sobradinho e Casa Nova) e Bacia do Rio Grande (Barreiras, Correntina, São Desidério).
Este modelo de gestão que defende o desenvolvimento sustentável através do equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico interligados, confere à Bahia Pesca o prestígio indispensável à realização de acordos de cooperação técnica com o Governo do Estado de Sergipe, universidades federais e prefeituras baianas.
Ao celebrar seus 43 anos, a Bahia Pesca reafirma o compromisso de seguir investindo na valorização da pesca artesanal e da aquicultura e de promover a inclusão social, a produção e o consumo sustentáveis de proteína animal de alto valor nutritivo para a mesa de milhares de famílias baianas.