O governador Jerônimo Rodrigues recebeu prefeitos do sul da Bahia e produtores de cacau e reafirmou o seu compromisso com a cadeia produtiva na Bahia, que enfrenta graves problemas diante da queda no preço e das preocupações com a importação do produto, que impactam diretamente na renda de pequenos produtores.

O encontro aconteceu na quarta-feira, dia 4, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contando com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que se engajou na luta dos cacauicultores, prefeitos, lideranças políticas e representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau.

De acordo com Augusto, entre as pautas urgentes está o pedido ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pedindo o detalhamento sobre o drawback e quais as ações de curto e médio prazos, que podem ajudar na melhoria do preço ao agricultor, além da revisão dos prazos de drawback para seis meses e audiência com a bancada federal da Bahia no Congresso Nacional.

No encontro, também ficou definido que vai se aguardar o retorno da missão técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) à Costa do Marfim e estudos detalhados conduzidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) sobre a fitossanidade do cacau importado no Porto do Malhado, em Ilhéus.

O acionamento das Câmaras Setoriais do Cacau (federal e estadual) e audiências junto aos ministérios da Casa Civil, MAPA e MDIC também estão na agenda do encontro. Os pedidos incluem ainda ampliação da assistência técnica e extensão rural, incluindo análise de solos, fortalecimento da CEPLAC e um novo planejamento para a contingência da monilíase do cacaueiro.

A Comissão que será formada deverá reunir representantes do governo estadual, dos municípios e das entidades do setor produtivo, com a missão de sistematizar propostas, discutir medidas de curto e médio prazo e articular ações com o governo federal voltadas ao apoio à cadeia produtiva do cacau na Bahia.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334