A unidade de coleta móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), conhecida como Hemóvel, estará em Camaçari entre os dias 10 e 12 de fevereiro para atender doadores de sangue. O veículo ficará estacionado no Centro Administrativo, das 8h às 16h, funcionando como ponto de coleta para a campanha solidária.
De acordo com a secretária de Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, a ação busca reforçar os estoques antes do Carnaval. “O Hemóvel está chegando em Camaçari. Dias 10, 11 e 12 estaremos com a campanha de doação de sangue, porque doar é um ato de amor”, destacou.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto candidatos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doações anteriormente. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.
Entre os critérios, o doador deve pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No dia da doação, é obrigatório não estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O diretor-geral da Hemoba, Luiz Gonzaga Catto, reforçou a importância da campanha neste período. “Estamos num momento em que a doação é extremamente importante, no período pré-Carnaval. Quero agradecer a essa campanha e convidar a todos”, afirmou.

