Após o pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, para que o Brasil sedie a Copa do Mundo de Clubes de 2029 — reforçado durante reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (26) —, o governo federal avançou nas tratativas sobre o tema.
De acordo com informações do jornal O Globo, Lula solicitou ao ministro do Esporte, André Fufuca, a realização de um levantamento detalhado sobre os custos e as responsabilidades que o país teria caso receba a competição. O objetivo é mapear os impactos financeiros e a estrutura exigida pela Fifa para a organização do torneio.
Para dar andamento ao estudo, Fufuca deve solicitar, nas próximas semanas, uma reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No encontro, serão analisados os gastos previstos, além das exigências técnicas, operacionais e logísticas necessárias para que o Brasil possa sediar a Copa do Mundo de Clubes.
O torneio, em seu novo formato, foi realizado pela primeira vez em 2025, nos Estados Unidos. Na final da competição, o Chelsea venceu o Paris Saint-Germain por 3 a 0 e conquistou o título.
