O publicitário baiano Sidônio Palmeira, responsável pela campanha presidencial de Lula (PT) em 2022, lançará um livro sobre a disputa eleitoral que teve como vencedor o petista em seu terceiro mandato, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A obra denominada de “Brasil da Esperança – O Marketing nas Eleições Mais Importantes da História do País” terá peças publicitárias e programas para a TV veiculados naquela época abordando sobre as estratégias adotadas pelo marqueteiro. Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, o livro será lançado no próximo dia 28.
Sidônio e os integrantes da Nordx Estratégia e Criatividade, empresa que produziu os materiais publicitários, vão assinar a produção literária. As fotografias captadas pelo fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert também estarão presentes no livro. Em uma parte da produção, o marqueteiro tratou sobre a decisão por não realizar filmagens de campanha em um estúdio de gravação.
“O local escolhido foi a própria sala de reuniões utilizada por Lula e a equipe da campanha. A escolha se explica pelo entendimento da necessidade de ter um espaço real de trabalho, sem artifícios cenográficos”, explica o publicitário no livro.
“O local era conhecido e utilizado por Lula no dia a dia, o que tornava tudo mais prático e verdadeiro”, completa outro trecho.
“O espaço também buscou ser um local de aconchego com móveis e livros lidos por Lula nos últimos anos, expostos em uma sala de estar, dando um aspecto de ‘lar’, acentuando um contexto”, finaliza.
De acordo com o marqueteiro, via Folha de S.Paulo, o atual presidente tinha o costume de fazer comentários para descontrair o ambiente mesmo com a tensão e a intensa maratona da campanha.
“Essa Dona Lindu fez um filho bonito”, teria dito o petista em determinado momento.
“Lula sempre achava um jeito de tornar o ambiente alegre e espontâneo. Afinal, uma das suas habilidades marcantes é a capacidade de se comunicar com pessoas das mais diversas formas”, diz Palmeira.
“Brasil da Esperança – O Marketing nas Eleições Mais Importantes da História do País” será lançado no Museu da República, em Brasília. O evento deve ser restrito a convidados.