Pela primeira vez desde sua criação, a Orquestra Neojiba se apresentou em um ambiente industrial. O concerto inédito ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), dentro do complexo fabril da BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, marcando um encontro simbólico entre música sinfônica, setor industrial e a comunidade local.
A apresentação contou com a participação de 80 músicos, sob a batuta do maestro Breno Albuquerque, e foi realizada no galpão de montagem final de veículos da montadora chinesa, espaço inaugurado há apenas dois meses. Com aproximadamente 160 mil metros quadrados, a estrutura é considerada a maior planta automotiva da América do Sul.
O espetáculo levou a música clássica a um cenário geralmente associado à produção industrial e à tecnologia, proporcionando uma experiência diferenciada aos presentes. O repertório mesclou obras consagradas da música erudita e popular, incluindo o segundo movimento da Sinfonia nº 10, de Dmitri Shostakovich; o quarto movimento da Sinfonia nº 4, de Piotr Ilitch Tchaikovsky; a dança final de O Chapéu de Três Pontas, de Manuel de Falla; além de composições brasileiras como “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, e “Boas Festas”, do baiano Assis Valente.
A orquestra utilizou uma ampla variedade de instrumentos, como violinos, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, fagotes, trompas, piano e percussão. O concerto foi acompanhado por colaboradores de todas as áreas do complexo industrial e integrou a programação de confraternização de fim de ano da empresa.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, destacou o significado da iniciativa. Segundo ele, a ação reflete os princípios da companhia. “Acreditamos no poder transformador da cultura. Trazer uma orquestra para dentro da fábrica é uma maneira de reconhecer as pessoas que ajudam a construir nossa trajetória e reforçar nosso compromisso com a comunidade”, afirmou.
Já o vice-presidente sênior e responsável pelas áreas comercial e de marketing da BYD Auto no Brasil, Alexandre Baldy, ressaltou os benefícios da ação para o público interno. “Experiências como essa são especiais, fortalecem o sentimento de pertencimento a uma marca global e estimulam a integração. Queremos proporcionar momentos inspiradores também no ambiente de trabalho”, declarou.
Criado em 2007 pelo pianista e maestro Ricardo Castro, o Neojiba — Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia — é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Ao longo de sua história, o projeto já impactou milhares de crianças, adolescentes e jovens, somando mais de 2.800 apresentações para um público superior a 1 milhão de pessoas.
O diretor-geral do Neojiba comemorou a realização do concerto histórico. “Fazer uma apresentação pela primeira vez dentro de uma fábrica, como ocorreu hoje aqui na BYD, é motivo de grande satisfação para todos nós. Esperamos que este seja apenas o começo de uma parceria duradoura”, concluiu.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334