O auditório do SEST-SENAT, em Simões Filho, sediou nesta quinta-feira (31) a solenidade de passagem de comando da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Abrantes. Na ocasião, o major Fabrísio Santos Silva, que havia assumido o cargo em outubro de 2023, transmitiu o comando da corporação ao major Fábio Luiz Magalhães Ferreira.
No período de um ano e nove meses, o major Fabrísio apostou na proximidade, tanto com a tropa quanto com a comunidade. Entre as principais realizações o comandante destaca a redução dos crimes violentos letais e intencionais no primeiro semestre de 2025 e o estreitamento do diálogo com a Prefeitura de Camaçari, resultando em ações efetivas de combate à violência.
“Ninguém comanda sozinho e nesse tempo contamos com o comprometimento de profissionais que entenderam a importância do seu trabalho. Protegemos uma população de mais de 100 mil pessoas na orla, além de visitantes e turistas. Foram mais de 100 veículos recuperados, mais de 200 ocorrências envolvendo apreensão de drogas, entre tantas outras benfeitorias, com ênfase na construção do Plano Municipal de Segurança Pública, que permitiu, junto com o poder público municipal, a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o GGIM, neste ano”, pontuou o PM.
Por sua vez, o major Fábio Luiz Magalhães Ferreira ressaltou as aspirações para a nova missão à frente da 59ª CIPM. “Nosso compromisso é continuar atuando em parceria com o poder público, dentro de uma visão de blindagem ética e o foco na missão de proteger e servir toda sociedade, buscando uma cidade mais segura, integrada e comprometida com bem-estar da população e de seus visitantes, visto o que representa a orla de Camaçari, importante polo de turístico e empresarial”, prospectou.
O prefeito Luiz Caetano reforçou a atuação conjunta com as forças de segurança no combate à violência no município, que já reflete em resultados positivos, como a redução de 16,3% no número de homicídios no primeiro semestre de 2025.
“A segurança pública é uma agenda extremamente difícil e eu sei da persistência que a PM tem e faz. Agradecer ao trabalho do major Fabrísio, celebrar a instalação do nosso GGIM e dos resultados alcançados, sobretudo nesses sete meses de 2025. Dizer ao major Fábio Magalhães que ele tem muito trabalho pela frente e que conte conosco para seguir com o planejamento de melhorar cada vez mais esses índices de redução e combate à violência na nossa amada orla, em toda cidade”, disse.
A cerimônia desta quinta-feira também foi marcada pela passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Metropolitana de Salvador, antes sob comando do major Luis Guilherme Reis Borges e agora com gestão do major Rodrigo Pinheiro de Azevedo Lopes.
Novo comandante da 59ª CIPM
Aos 46 anos de idade, o major Fábio Luiz Magalhães Ferreira é oficial PM da turma de 2002, tendo ingressado na corporação em 1999. Possui especializações nas áreas de gestão de pessoas, comunicação e oratória e em segurança pública.
Bacharel em Direito, durante a trajetória profissional assumiu funções de destaque, como o subcomando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Vera Cruz e posteriormente da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) Federação. Foi também subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Cacaueira (CIPE – Cacaueira); bem como comandante de Companhia do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos; da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ilhéus; da Companhia Independente de Policiamento Tático – Rondesp Sul; e coordenador de planejamento operacional do Batalhão Gêmeos.