Os consumidores brasileiros estão mais confiantes na economia, segundo levantamento mensal da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta no mês de outubro de 1,0 ponto, chegando a 88,5 pontos. Esse é o segundo mês seguido de melhora da percepção sobre o presente e das expectativas futuras do índice da FGV.
Também apresentaram avanços o Índice de Situação Atual (ISA) e Índice de Expectativas (IE) tiveram alta de 1,0 ponto no mês, alcançando respectivamente 83,0 e 92,8 pontos, respectivamente. Entre os quesitos que compõem o ISA, o indicador de situação econômica local atual avançou 2,3 pontos, para 95,5 pontos. No IE, o indicador de situação econômica local futura avançou 2,3 pontos, para 106,9 pontos, maior nível desde outubro de 2024 (107,2 pontos).
“A segunda alta consecutiva da confiança do consumidor consolida a trajetória de recuperação gradativa do indicador, iniciada em março de 2025, após as perdas incorridas no fim do ano passado”, disse em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

