O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg Pinto (PT), avaliou que a pesquisa de intenção de votos divulgada pela Real Time Big Data, na segunda-feira (21), demonstra que os nomes com maior potencial para ocupar as duas vagas que serão abertas na eleição de 2026 para o Senado Federal são do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do senador Jaques Wagner (PT).

Assim como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), Rosemberg também citou estranhamento pela ausência de Jaques Wagner no levantamento do instituto. No primeiro cenário, que exclui o senador Jaques Wagner, Rui Costa aparece com 26% das intenções de voto e o senador Angelo Coronel (PSD), que é candidato à reeleição, com 17%. Já no segundo cenário, que exclui o senador do PSD, Rui Costa desponta com 27% e Jaques Wagner com 23%.

“A pesquisa, inicialmente, é divulgada sem a participação do senador Jaques Wagner, depois, numa segunda divulgação, coloca o senador Jaques Wagner, ou seja, no fundo, no fundo, há dentro da pesquisa uma demonstração de que os dois nomes com maior potencialidade é o nome do senador Jaques Wagner e o nome do ministro Rui Costa”, avaliou Rosemberg.

O líder do governo completou que apesar do resultado animador, a montagem da chapa ao Senado será definida por outros fatores, entre eles o amplo debate com os partidos da base.

Chapa ao governo

Sobre o possível bate-chapa entre o candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues (PT) e o líder da oposição na Bahia, ACM Neto (União Brasil), Rosemberg Pinto afirmou que pesquisas internas do PT apontam números diferentes do levantamento realizado pela Real Time Big Data. Também em pesquisa divulgada na segunda, o instituto mostrou Jerônimo com 36% das intenções de votos para o governo do Estado, enquanto ACM Neto aparece com 40%. A proximidade dos números é interpretada como um empate técnico.

“O percentual de Jerônimo foi satisfatório, empatado tecnicamente com Neto. É uma pesquisa específica de uma determinada região, porém as pesquisas que eu tenho são diferentes. As pesquisas dão, inclusive, Jerônimo bem na frente de ACM Neto. Eu não me movo para pesquisa nesse momento, é uma fotografia do local e do momento. Então, essa pesquisa, como ela foi feita em uma determinada região, ela representa essa região. E quando você fala em Salvador, é natural que uma cidade governada pelo União Brasil já durante muitos anos tenha um capital político que nós não podemos desprezar”, contextualizou.

Segundo Rosemberg Pinto, alguns dos locais em que pesquisas de consumo interno do PT apontam Jerônimo à frente do ex-prefeito de Salvador são os municípios de Ibotirama, Ilhéus e Itabuna.

By mario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334