A Câmara de Camaçari foi palco, na manhã desta quarta-feira (24/09), de uma grande homenagem pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. A sessão especial foi solicitada e conduzida pelo vereador João Dão (PSB), que na oportunidade reforçou a atividade como uma forma de celebrar as conquistas e debater as necessidades desse público.

“Quero falar da alegria que é esse momento, que tratou de sentimentos, de políticas públicas e de ações concretas que estão sendo efetivadas. Vivenciamos aqui uma grande roda de construção e diálogo, com representantes dos variados segmentos, voltada para lutar por melhorias que de fato mudem a vida dessas pessoas. Eu não conheço plenamente a pauta das pessoas com deficiências, por isso precisamos dar voz a quem conhece. Nosso objetivo é ter uma Camaçari acessível, inclusiva, democrática e justa. E isso só se constrói conjuntamente”, afirmou.

Um dos convidados foi o integrante do Grupo Maluco Beleza, Aldemir Teixeira Borges, que destacou que as pessoas com deficiência, seja física ou mental, ainda encontram dificuldades no tratamento. “Fico feliz de poder participar deste momento. São muitos os avanços que conseguimos através do CAPS, mas ainda enfrentamos muitas dificuldades no acesso aos tratamentos necessários”, pontuou.

Para Liana Farias, integrante do Grupo de Pais de Autistas de Camaçari, um diálogo importante que deve ser travado é a necessidade de atenção direta às pessoas com autismo na fase da adolescência e na fase adulta. “Muitas pessoas que são autistas e que chegam a essa fase mais avançada de idade, não sabem nem o que significa os colares que identificam as deficiências. Então, como pedagoga, vemos que é preciso dar atenção a essas pessoas com autismo na fase adulta, que inclusive possuem potencial para ser inserido no mercado de trabalho. Precisamos de ações voltadas para este grupo”, declarou.

O presidente da Associação de Surdos de Camaçari, Gustavo Souza dos Santos, aproveitou o momento para fortalecer a luta pela acessibilidade na cidade. “São conquistas que precisam da movimentação de todos, não só das pessoas que possuem as limitações. Precisamos quebrar essas barreiras. Lembro que não havia acessibilidade na área de esporte, por exemplo, e hoje nós contamos com isso, o que faz com que a gente se sinta valorizado”, afirmou.

Para a representante da União dos Deficientes de Camaçari (UDEC), Sueli Souza, é preciso avançar mais no que diz respeito à acessibilidade. “Somente a lei não é o suficiente para que conquistas se efetivem. Acho que ainda temos muito o que avançar, mas aponto como um grande avanço a questão do transporte público, que faz com que possamos economizar bateria da cadeira de roda e também nos possibilita a locomoção, a prática de esportes, dentre outros”, complementou.

Fizeram uso da palavra ainda Marcondes Souza, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Camaçari; Patrícia Galvão e Darci, representantes da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Camaçari; além de representantes do Grupo de Pais de Autistas de Camaçari; a advogada e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-BA, Subseção Camaçari, Ana Cristina; o presidente da União das Pessoas com Deficiência em Camaçari, Fredson Soares; a secretária da Sedes, Jeane Gleide; o secretário de Educação, Márcio Neves, o representante da STT, Edmilson Souza; representante da Secretaria da Cultura; além de outros palestrantes importantes na área.

Entre os vereadores, participaram João Dão (PSB), Tagner Cerqueira (PT), Kaique Ara (PT), Vagner Bispo (PSB), Neidinha (PT) e Jackson Josué (União). A sessão contou ainda com a apresentação do Grupo de Capoeira Inclusiva, liderados pelo mestre Ismael e pela mestra Risadinha, e pela participação do músico Dinho Santana, no violão, dentre outras atrações culturais.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334