O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, caminha para se consolidar como um ponto estratégico da indústria de petróleo e gás com a chegada de uma refinaria de grande porte da empresa Brasil Refino. Com cerca de 95% das obras concluídas, o empreendimento está instalado na Via Periférica I, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), e tem potencial para gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

A unidade recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para concluir a construção até o fim de 2025, conforme informações do Painel Dinâmico de Autorizações de Refinarias. A expectativa é que a refinaria entre em operação entre o final de 2025 e o início de 2026.

O projeto se junta a outros investimentos que fortalecem a Bahia como polo de refino, a exemplo das refinarias da Gran Bahia e da Dax Oil, ambas em Camaçari, com capacidades previstas de 13,5 mil e 15,7 mil barris por dia, respectivamente. Esses empreendimentos contribuem para suprir a demanda regional, após o processo de desinvestimento da Petrobras, além de reforçar o abastecimento do estado.

A refinaria da Brasil Refino foi projetada para processar até 736 barris de petróleo por dia e produzir uma ampla gama de derivados.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334