Em virtude da frente fria que acomete Camaçari, o comitê da Operação Chuva, montado no município, tem atuado 24 horas por dia, de forma ininterrupta, para atender as demandas com celeridade, garantindo suporte direto à população. Nesta sexta-feira (9), a Defesa Civil divulgou um balanço referente aos sete dias (entre 2 e 8 de maio) de força-tarefa, quando foram registradas 426 ocorrências.
Na lista de serviços, resgate e captura de animais, desobstrução de redes e vias, poda de árvores, vistorias técnicas, sucção de fossas, entre outras demandas emergenciais, com destaque para as situações de alagamentos e enchentes, com o quantitativo de 132 casos.
Ao longo desses dias, o município registrou volumes excedentes de chuvas, a exemplo da última sexta-feira (2), quando começaram as demandas. Somente naquela data, o volume de chuva acumulado foi de 120 milímetros (mm) – quatro vezes maior do que o esperado para o dia.
Para essa sexta, Camaçari tem alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e possibilidades de trovoadas isoladas, com atenção para o período da noite, quando as chuvas devem ser mais intensas.
A Defesa Civil lembra que para registro de ocorrência ou pedido de ajuda, a população pode acionar o órgão pelos números 199, (71) 3622-7799, ou (71) 99981-0253 (WhatsApp). Uma equipe operacional e de brigadistas segue acompanhando, em tempo real, as áreas de maior risco, para dar suporte a qualquer situação.
O comitê da Operação Chuva atua em parceria com outras seis secretarias municipais. São elas: Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Serviços Públicos (Sesp), Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Governo (Segov), Relações Institucionais (Serin), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).
Veja, a seguir, o balanço dos sete dias da Operação Chuva na cidade:
Alagamentos e enchentes: 132 casos
Captura de abelhas: 5 casos
Captura de marimbondos: 10 casos
Desabamentos: 4 casos
Deslizamentos de terra: 38 casos
Desobstrução de redes: 1 caso
Desobstrução de Vias: 2 casos
Doações de lona plástica: 34 casos
Poda e corte de árvores: 73 casos
Resgate de animais: 2 casos
Atuação com a Seinfra
Crateras: 12 ocorrências
Melhoria de vias: 11 ocorrências
Pistas cedendo: 5 ocorrências
Sucção de fossas: 1 ocorrência
Vistorias técnicas: 96 ocorrências