Um novo marco da indústria automotiva brasileira nasceu em solo baiano. Após ajustes no cronograma, a BYD (Build Your Dreams) inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (9) sua primeira fábrica de automóveis no Brasil, instalada no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do prefeito de Camaçari Luiz Caetano, do presidente global da BYD Wang Chuanfu e de diversas outras autoridades políticas e empresariais.

A cerimônia marca o início efetivo da produção nacional de veículos elétricos e híbridos plug-in em regime SKD (Semi Knocked-Down), consolidando o Brasil como centro estratégico da montadora chinesa nas Américas. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo industrial ocupa mais de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol, e é considerado a maior planta da companhia fora da China.

A presença de Lula simboliza o apoio do governo federal à retomada da indústria nacional e à transição energética. Em seu discurso, o presidente destacou o papel da Bahia na nova fase da economia verde. “Hoje o Brasil volta a produzir automóveis com tecnologia de ponta e com energia limpa. A BYD traz esperança, trabalho e inovação para o povo de Camaçari e para o Nordeste”, afirmou.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o impacto do investimento para o estado e o fortalecimento do polo industrial. “A Bahia está no centro das transformações tecnológicas do país. Essa inauguração marca um novo tempo para a indústria automotiva, com empregos qualificados e oportunidades que chegam junto com a sustentabilidade”, declarou.

O ministro Rui Costa também enfatizou a importância do projeto para a economia nacional. “A BYD vem somar à história industrial da Bahia e do Brasil. É um investimento que não apenas reaquece a economia, mas também aponta para o futuro, com inovação e energia limpa”, pontuou.

O prefeito Luiz Caetano destacou o significado da chegada da montadora para a cidade. “Camaçari volta a respirar a força da indústria, com oportunidades para o nosso povo e desenvolvimento sustentável. É um orgulho ver nossa cidade mais uma vez no mapa da produção automotiva mundial”, disse.

Instalada no mesmo espaço que abrigou a antiga fábrica da Ford, desativada em 2021, a unidade da BYD simboliza a retomada da força produtiva do município e o início de uma nova era voltada à sustentabilidade e à tecnologia. A planta começa suas operações com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar para 300 mil unidades em uma segunda fase. Atualmente, cerca de 1.800 trabalhadores já estão empregados, número que deve ultrapassar 2.000 nas próximas semanas.

Em reunião com o presidente Lula, o fundador da empresa, Wang Chuanfu, anunciou um novo investimento que dobrará novamente a capacidade anual para 600 mil veículos até 2030, com o objetivo de posicionar a BYD entre as três maiores montadoras do país até 2028.

Após dois anos de esforço de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, nosso 14º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in dedicado a biocombustível do mundo. É uma solução verde e sustentável feita sob medida para o Brasil, afirmou Chuanfu.

Um dos grandes destaques da inauguração foi a apresentação do BYD Song Pro Edição Especial COP30, primeiro veículo super-híbrido plug-in flex fuel do mundo, capaz de funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina. Desenvolvida por engenheiros brasileiros e chineses, a tecnologia combina a arquitetura elétrica da BYD com o uso do etanol, biocombustível símbolo da matriz energética nacional.

O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa tecnologia representa um avanço histórico e reafirma o protagonismo brasileiro na mobilidade sustentável, destacou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

O modelo também simboliza um marco global para a companhia. Foi o veículo de número 14 milhões produzido pela BYD no mundo e será doado à COP30, que acontecerá em 2026, em Belém (PA).

Com maquinário de última geração e processos totalmente conectados, a nova fábrica de Camaçari foi construída em tempo recorde de 15 meses. Trata-se da estrutura automotiva mais moderna das Américas, projetada para atender à demanda crescente por veículos eletrificados.

Esta data ficará gravada na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial do mercado brasileiro e seguirá investindo para gerar empregos, renda e qualificação, declarou Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para Américas e Europa.

A BYD mantém ainda operações em Campinas (SP) e Manaus (AM), voltadas à produção de baterias, painéis solares e componentes eletrônicos. No setor automotivo, a marca já lidera o mercado nacional, com mais de 170 mil veículos elétricos e híbridos vendidos entre 2022 e 2025, representando mais de 70% de participação entre os 100% elétricos.

Com planos de nacionalizar toda a produção até 2026, incluindo as etapas de estampagem, soldagem e pintura, a BYD reforça o compromisso de longo prazo com o país. Além da geração de empregos diretos, o complexo tem potencial de criar até 20 mil vagas indiretas, movimentando toda a cadeia automotiva e de serviços.

Estamos construindo mais do que carros, estamos construindo um novo futuro para o Brasil, concluiu Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing da BYD Brasil.

A partir de agora, Camaçari volta a ocupar o centro do mapa da indústria automotiva, desta vez com energia limpa, inovação e esperança de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

By mario

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