O Gabinete de Gestão Integrada do Município de Camaçari (GGIM) aprovou, por unanimidade, o seu regimento interno durante reunião realizada nessa quinta-feira (6), na Secretaria de Governo (Segov). Este foi o primeiro encontro do colegiado após a instalação e contou com a presença de representantes de diversos órgãos municipais e entidades.

A reunião foi liderada pelo prefeito Luiz Caetano, que classificou o momento como estratégico para o enfrentamento à violência. “Precisamos enfrentar coletivamente essa situação da violência nas cidades, especialmente na nossa cidade, no estado da Bahia, e para isso a gente precisa dessa unidade, dessa integração. Melhoramos a iluminação na nossa cidade, trouxemos de volta a Cidade do Saber, com o social funcionando, a cultura, o esporte, ou seja, tudo isso junto, com a participação da sociedade, nós haveremos de fazer um bom trabalho, para garantir a segurança para o cidadão camaçariense”, afirmou o gestor.

Durante o encontro, foram discutidos os trâmites administrativos necessários para o pleno funcionamento do GGIM, que já conta com o apoio do governo estadual, por meio do Programa Bahia pela Paz. O secretário executivo do gabinete, Gilberto D’Errico, falou sobre a aprovação.

“Me arriscaria dizer que é um dia histórico, pelo ineditismo que se inicia neste momento. Acho que a palavra-chave é integração, é esse somatório de conhecimento, de experiência, de sabedoria, que dá à gente um resultado muito mais exitoso. Então, o que a gente tem que destacar aqui de importância é que é o momento no qual o município assume o seu protagonismo, com a institucionalização do gabinete”, declarou. Segundo D’Errico, o próximo passo será a publicação do decreto do regimento, para dar continuidade aos trabalhos.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e coordenadora do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari (Cisp), Aline Cotrim, elogiou o documento aprovado e ressaltou a postura de vanguarda do município.

“O município tem protagonismo na segurança pública, o Pronasci modificou a lei para trazer esse protagonismo, não temos mais como voltar atrás no sentido de que o município vai ter que enfrentar também dentro de toda complexidade”, afirmou.

O subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA), major Danilo Freire, reiterou a importância da aproximação entre o município, as forças de segurança e o Estado.

“A gente tem certeza, acredita que a segurança pública se faz dessa forma, com a junção de todas as forças do município, do Estado, da União e, principalmente, como o prefeito frisou, participação da sociedade civil. Então é com esse intuito que a gente vem para aqui para contribuir, participar, ser membro e servir melhor a população de Camaçari”, pontuou.

Na mesma linha, o subcomandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) – Vila de Abrantes, capitão Vitor Souza, falou da relevância do trabalho conjunto. “A importância é fundamental para o município de Camaçari. Segurança pública é um problema e uma discussão que é multifatorial, não é feita só com os órgãos de segurança pública”, disse.

Sobre os resultados positivos alcançados com as ações integradas, o delegado da 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, Almir Góes, disse: “Esse é um momento histórico na cidade, a implantação desse gabinete vai integrar todas as polícias, foi importante, e acredito que vai dar continuidade ao que já está acontecendo, que é a redução dos índices de criminalidade da cidade, como já foi exposto aqui, em outubro, 71%. Então, com toda a união de esforço, as secretarias, junto com as forças de segurança, nós vamos ter, com certeza, resultados ainda melhores. Porque, como já se diz, a segurança não se resolve só com polícia, são com ações sociais, apoio do governo”, afirmou.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal foi instituído pelos Decretos nº 8.233, de 7 de julho de 2025, e nº 8.256, de 17 de outubro de 2025, que altera o Artigo 3º do decreto anterior. O órgão integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), previsto na Lei Federal nº 11.350, de 24 de outubro de 2007, e tem como finalidade promover a segurança pública e a redução da violência. O GGIM funciona como um fórum de deliberação, planejamento e execução de ações integradas, buscando soluções conjuntas para os desafios da segurança pública em Camaçari.

By mario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334