Com o compromisso de garantir um município mais organizado e funcional, a Prefeitura de Camaçari vem ampliando e qualificando os serviços prestados à população. Nos primeiros seis meses deste ano, a gestão municipal atuou em diversas frentes, da limpeza urbana, iluminação pública à retomada do transporte público, com a operação do sistema emergencial, sempre com foco em mais qualidade de vida para os camaçarienses.
Entre os destaques está o início da operação do Conecta Camaçari, sistema emergencial de transporte público, que conta com uma frota de 40 veículos equipados com ar-condicionado, elevador para pessoas com deficiência (PCD) e Wi-Fi. Os ônibus e microônibus atuam em 28 roteiros, atendendo a 47 bairros.
“Durante esse período foram feitos vários estudos, levantamentos, uma nova reestruturação para que a gente pudesse fazer a contratação emergencial. Contamos com vários atores do governo que nos ajudaram nessa demanda e hoje nós estamos sob a vigência do contrato emergencial do transporte público coletivo, sendo atendidos todos os bairros, orla, sede e zona rural”, afirma o diretor-superintendente de Trânsito e Transporte Público, Edmilson Sousa.
Em paralelo à retomada do transporte, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) ainda emitiu 169 credenciais de estacionamento para idosos, gestantes, autistas e pessoas com deficiência (PCDs); renovou 44 alvarás para o transporte escolar, 201 para táxis comuns e 348 para táxis especiais. Além disso, o órgão entregou, no mês de junho, o primeiro alvará para táxi 100% elétrico do município.
Camaçari também avançou no quesito iluminação pública, com a modernização dos equipamentos através do trabalho feito pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). No período foram instalados 882 novos pontos de iluminação pública, além da substituição de pontos com aumento de potência ou modernização com tecnologia LED. Dentre os locais beneficiados estão avenidas, ruas e praças como a Praça da Caixa D’Água (Camaçari de Dentro), Avenida Eixo Urbano Central, além de regiões da orla como Jauá, Arembepe e Monte Gordo.
Outro foco nos seis primeiros meses de 2025 foi a limpeza e manutenção urbana. Executadas de forma contínua na sede, orla e zona rural, as ações incluem roçagem, perfilamento de meio-fio, rastelamento, capinagem, varrição, retirada de produção vegetal, poda de arbustos, pintura de meio-fio, sacheamento, retirada de entulhos, desobstrução de bueiros e retirada de terra acumulada.
Esses serviços beneficiaram avenidas, campos, escolas municipais e estaduais, postos de saúde, centros de atendimento e espaços voltados à prática esportiva e ao lazer da população, como a Avenida Jorge Amado, Campo de Futebol do Limoeiro, Conjuntos Alphas, Horto Florestal, Tiririca, Barra de Pojuca, Barra do Jacuípe, Monte Gordo, Vila de Abrantes, Arembepe, Jauá, Imbassaí, Canto dos Pássaros, Arembepe e Areias.
Na orla, o trabalho da Sesp ainda inclui a limpeza de praias e rios, com ações contínuas de remoção de resíduos nas faixas de areia e preservação dos espaços de lazer e turismo com foco na sustentabilidade. A ação conjunta também contou com a atuação direta de equipes da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Naturalle e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
Por falar em sustentabilidade, mais um ponto alto do primeiro semestre foi o cuidado especial com os catadores de material reciclável, que pela primeira contaram com pesagem imediata e pagamento na hora pelos materiais coletados durante o Camaforró 2025. Para garantir a segurança dos trabalhadores, a Limpec distribuiu 77 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contendo luvas, botas, camisa com a identidade visual da festa, crachá de identificação, protetor auricular e óculos de proteção. O resultado de todo o esforço foi a coleta de mais de 3 toneladas de materiais recicláveis durante os quatro dias de evento.
A gestão também se voltou para a melhoria da qualidade e eficiência do serviço prestado pelo Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU), que conta com 72 roteiros e atendeu a 3.240 usuários no primeiro semestre. Entre as medidas implementadas estão a melhoria de horários e itinerários; substituição de veículos por modelos mais novos e confortáveis, com melhor desempenho e segurança; modernização do sistema de cadastro e controle; e criação de canal direto de comunicação.
“Para o segundo semestre estamos atuando para que haja uma maior aproximação dos beneficiários da orla e em um novo Espaço Universitário na sede, que será na Casa da Criança e do Adolescente em parceria com a Diretoria de Juventude”, antecipa o coordenador do TSTU, Hyago Cerqueira.
E não tem como falar de serviços públicos, sem citar o ordenamento do Centro da cidade. Em um trabalho eficiente, ouvindo comerciantes e a população, 106 ambulantes foram realocados. A Sesp também realizou as tradicionais Feiras do Peixe e do Milho, e conduziu o cadastramento de barraqueiros e ambulantes para o Festival de Arembepe e festejos juninos, quando foram feitos mais de 600 cadastros apenas para o Camaforró 2025.
Incentivando a economia e garantindo o bem-estar aos mais de 1 mil permissionários e 4 mil pessoas que passam por lá diariamente, o Centro Comercial de Camaçari (CCC) recebeu grandes ações de higienização e manutenção. Durantes os ‘faxinaços’ foram feitas a limpeza da caixa de gordura, caixa de esgoto, limpa-fossa, lavagem e higienização de todos os setores do Centro Comercial – açougue, peixaria, praça de alimentação, hortifruti e camelódromo.
Os seis primeiros meses da nova gestão ficaram marcados pela humanização dos atendimentos e cuidado com Camaçari e quem mora aqui. Dando continuidade ao planejamento, a prefeitura segue com as diversas ações de manutenção e revitalização em toda cidade.
Foto: Patrick Abreu, Juliano Sarraf, Kaiky Assis, Rafael Kuster e Daniel Fonseca