A primeira Festa Literária de Camaçari (FELIZCAM) teve início na manhã desta quarta-feira (3), às 8h, na Cidade do Saber, reunindo estudantes, educadores, artistas e a comunidade em torno da literatura, da cultura e da identidade local. A abertura foi marcada por uma homenagem aos mestres da cultura popular do município, simbolizando o propósito central do evento: valorizar quem preserva a memória cultural de Camaçari e fortalecer o conceito de “cidade educadora”.

Idealizada pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), a FELIZCAM se consolida como a primeira festa literária do município, totalmente gratuita, com dois dias de programação voltados para palestras, rodas de conversa, oficinas, atividades infantis, lançamentos literários e apresentações artísticas. A edição deste ano será encerrada com um show especial da banda AfroCidade, reforçando a proposta de celebrar a arte e a potência cultural produzida no território.

Uma festa construída com cuidado e pertencimento

Durante a abertura, a secretária de Cultura, Elci Freitas, destacou o carinho dedicado à construção da primeira edição da feira. “É uma alegria iniciar esse dia com a nossa festa literária, uma festa linda programada com muito amor, carinho e zelo para vocês. Venham que a gente vai ter muita cultura e muita arte. A Secretaria de Educação, junto com a Secult, está conseguindo trazer essa festa literária para Camaçari, para a gente é um prazer enorme poder trazer essa riqueza para a nossa cidade. Temos uma programação belíssima e riquíssima para vocês. Os desafios são muitos, mas daqui para frente, com nossos erros e acertos, vamos melhorar ainda mais a nossa feira literária para o próximo ano.”, afirmou.

O secretário de Educação, Marcio Neves, reforçou que a festa também encerra simbolicamente o ano pedagógico. “Essa primeira festa literária vem para fechar o nosso ano pedagógico. A parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura foi construída desde o início da gestão. Um conceito estabelecido no nosso governo é de que todas as secretarias dialoguem. Tudo precisa ser pensado com esse conceito de cidade educadora. A festa traz esse fomento à leitura, à cultura e a alegria de promover, para nossos estudantes e para nossa cidade, um novo momento da arte, da educação, da ciência e da tecnologia.”

Para Maitê, coordenadora geral da FELIZCAM, a feira nasce com a missão de estimular a formação de leitores e ampliar o diálogo cultural na cidade.
“A primeira edição da FELIZCAM tem como objetivo fomentar a leitura literária, a formação de leitores e a valorização intelectual da nossa cidade. Temos a proposta de trazer pessoas de fora para construir um diálogo. É um encontro de autores, personalidades e artistas para uma grande festa e celebração da cultura da nossa cidade.”, destacou.

Homenagens que preservam a memória do território

A cerimônia de abertura reconheceu a importância dos mestres da cultura popular que contribuem para manter vivas as tradições de Camaçari:

Mestre Bule-Bule – poeta e ícone da cultura oral;
Dona Bete – sambadeira da Chegança Feminina de Arembepe;
Mestra Nildes (in memoriam) – referência no grupo Espermacete;
Seu Dadu – mestre griô e liderança quilombola de Cordoaria;
Mestre Careca – responsável pelo Boi Estrela de Barra do Jacuípe.
As homenagens reforçam o compromisso da FELIZCAM em celebrar quem constrói e preserva a cultura do território.

Cultura movimentando a cidade

A vice-prefeita Déa Santos destacou o impacto social e econômico do evento.
“Receber essa primeira feira literária aqui em Camaçari é um momento de muito orgulho e conquista. Estamos aqui com os fazedores de cultura, mestres, escritores, poetas e artistas de vários segmentos. As escolas estão participando, a comunidade está participando, e percebemos que tudo isso movimenta a cidade e desperta nos estudantes o interesse pela arte, pela cultura e também pela sua história.”, afirmou.

Além de fortalecer o cenário cultural, a FELIZCAM também impulsiona o comércio local e o turismo cultural, contribuindo para a economia criativa do município.

Programação dos dois dias no Espaço Bule-Bule

Quarta-feira (3)

8h – Homenagem aos Mestres da Cultura Popular
Mestre Dadu, Mestre Bule-Bule, Mestra Bete, Mestre Careca e Mestra Nildes (in memoriam)
Mediação: Elci Freitas e Márcio Neves

10h – Educação Antirracista: por uma Pedagogia da Resistência
Com Bárbara Carine
Mediação: Livia Mara Lessa

13h – Literatura Negra e Colorismo: Aquilombamento de Palavras e Letramento Racial
Com Lívia Natália e Gabriela Rodrigues
Mediação: Jamile Borges

15h – A Palavra que Ousamos Falar: Literatura e Diversidade LGBTQIAPN+
Com Amanda Julieta e Jordan
Mediação: Mayana Rocha

16h40 – Slam das Mulé

17h – Bangariô – Renascer em Monte de Gordo

18h30 – Escrevivências Afrocentradas na Palavra
Com Rildes Lobo e Edite de Faria
Mediação: Yara Paixão

Quinta-feira (4)

8h – Roda de Conversa Pratas da Casa – Autores de Camaçari
Com Plinio Moura, Alexandra Persil, Ana Carla Gomes e Ana Fátima
Mediação: Fabíola Chafin

9h30 – Literatura e Violência: Atravessamentos do Corpo à Palavra
Com Jorge Augusto e Vitória Maria
Mediação: Edma de Góis

11h30 – Experiências Autorais Inclusivas
Com Tiago Correia e Ana Paula Mira
Mediação: Elvira Laporte

13h30 – Literatura Infantojuvenil e Jovem: Livro, Leitor e Outras Letras
Com Emília Nuñez e Breno Fernandes
Mediação: Deco Lipe

15h – Brasil Afro-Indígena: Nossa Ancestralidade, Nosso Presente
Com Edvana Carvalho e Márcia Kambeba
Mediação: Vitalina Silva e Renata Tupinambá de Abrantes

Encerramento especial

A FELIZCAM encerra sua primeira edição na noite de quinta-feira (4) com um show da banda AfroCidade, celebrando a força da música, da arte e da cultura produzida em Camaçari. A apresentação simboliza o fechamento de um ciclo de encontros, debates, homenagens e descobertas literárias que movimentaram a Cidade do Saber e envolveram a comunidade em um novo olhar sobre o território.

Por: Igor Santiago

By mario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334