Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12). mostra que a preocupação dos brasileiros com violência disparou após megaoperação policial no Rio de Jneirro que deixou 121 mortos, sendo 4 policiais. Para 38%, a violência é a maior preocupação em relação ao Brasil atual. O índice é o mais alto desde outubro de 2024, com 30%. Portanto em relação à última rodada do levantamento, publicada em outubro, houve um aumento de oito pontos percentuais neste número.
O levantamento também mostra que 46% dos brasileiros apoiam leis mais rígidas, penas maiores e que criminosos não sejam soltos pela Justiça como medidas para melhorar a segurança pública. Outros 27% defendem mais educação, oportunidades e medidas sociais como fatores para reduzir a violência. Outros 11% defendem mais policiamento, 9% ações mais duras contra as facções, e 4% defendem investimento em inteligência e tecnologia.
Sobre a classificação das organizações criminosas como terroristas, 73% disseram apoiar a medida, enquanto 20% foram contra e 7% não souberam responder.
A pesquisa também mostra que o governo do presidente Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, 47% dizem aprová-lo. Números mostra interrupção da queda
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

