O Brasil alcançou, em 2025, a menor taxa de analfabetismo do país desde 2016, início da série histórica, quando a medição começou a ser realizada. O índice, de 4,9%, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que, pela primeira vez, a taxa ficou abaixo de 5% entre os brasileiros com 15 anos ou mais.

O governo federal explica que, em números absolutos, o país tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo caiu para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos. Os dados são do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, cuja série histórica (2016-2025) foi reexaminada a partir dos resultados do Censo 2022.

Em comparação com 2022, a análise mostra que o analfabetismo no país recuou tanto entre as pessoas de 15 anos ou mais quanto entre aquelas com 60 anos ou mais. No primeiro grupo, o índice passou de 5,6% em 2022 para 4,9% em 2025. Já entre os mais velhos, a taxa caiu de 16% em 2022 para 13,8% em 2025 e, pela primeira vez, ficou abaixo dos 14% nessa faixa etária desde 2016.

Segundo o estudo, mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, que registrou uma taxa de 10,6%. O Norte aparece na sequência, com 5,7%, seguido pelo Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

A análise revela também a queda do analfabetismo entre as mulheres. Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo feminina (13,7%) passou a ser menor que a masculina (14,1%) pela primeira vez em 2025. Entre as pessoas com 15 anos ou mais, a taxa entre as mulheres (4,6%) também segue inferior à dos homens (5,2%).

De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

By mario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334